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Você sabe qual o desejo do seu cliente?

Você sabe qual o desejo do seu cliente?

A relação empresa-cliente vai muito além da captação de leads, a conversão para venda e o momento da compra em si, ou seja, o famoso funil de vendas. 



Empresas interessadas em gerar uma relação de confiança, satisfação e retorno dos clientes para a loja, devem se preocupar também em serem lembrados com carinho e confiança por seus consumidores. Mas e como fazer isso? Simples, preocupando-se primeiramente com o ser humano que chega até a sua loja, e após com o lucro que ele representa para o seu negócio, assim como fizemos aqui na Difaty Glasses.



Pessoas têm dúvidas e curiosidades, vontades e desejos que você como empresa deve satisfazer, tanto com a qualidade dos produtos que você oferece, quanto pelo bom atendimento, que começa ainda antes da entrada do cliente na sua loja. E para trazer ainda mais personalidade para o seu negócio, é imprescindível conhecer o seu público e seus anseios. Veja alguns passos para tornar esse processo mais fácil e proveitoso:



 



1- Identifique quem é o seu público



"Eu quero vender para todo mundo!" Logicamente, o que toda empresa deseja é vender para toda e qualquer pessoa que estiver interessada em comprar. Mas identificar quem é o seu público gera uma identificação muito maior entre o que é a sua empresa e o que ela tem a oferecer. 



"Mas como eu descubro quem é meu público-alvo?" Se você vende um produto, você também vende uma solução. No setor óptico, por exemplo, ao vender um óculos de sol, você não está apenas vendendo apenas um produto, mas sim a proteção contra os raios luminosos nocivos aos olhos e a visão. Ou seja, você está vendendo saúde.



Sabendo disso, fica fácil entender que o seu público é quem deseja saúde para a visão e qualidade de vida a longo prazo, ao evitar doenças oculares provenientes da exposição solar. Contudo, muitas vezes as pessoas precisam que conteúdos informacionais cheguem até elas para gerar o desejo em adquirir o produto ou serviço oferecido, afinal, a curiosidade é sempre um grande impulsionador de futuras compras. 



Além disso, podemos descobrir quem é o nosso público alvo através de pesquisas detalhadas para identificar a persona do nosso negócio, baseada em dados e comportamentos reais, que representam o cliente ideal da sua ótica. Ou seja, se a maior parte dos seus clientes é do sexo feminino, a sua persona será do sexo feminino, por exemplo. Sabendo disso, você consegue identificar e utilizar as características dessa persona a seu favor, escolhendo peças que possam atrair mais esse público, desenvolvendo um atendimento personalizado, pensando em bônus e materiais de marketing que atinjam esse público, dentre tantas outras manobras para persuadir o seu público efetivamente.



 



2- Gere o desejo



"Porque você precisa de mais de um par de óculos?" ou "Quais os benefícios de escolher uma lente polarizada?" são exemplos de conteúdos que não implicam diretamente na compra, mas que ajudam a identificar uma necessidade ou um desejo.  



Quando temos um desejo, buscamos nos educar sobre determinado tema que temos interesse para saber se a compra será de qualidade, ou se podemos acabar caindo em ciladas. Portanto, para gerar uma vontade em alguém, é interessante também disponibilizarmos conteúdos educativos sobre o tema, a fim de atrair o público. Isso pode ser feito ainda de uma maneira criativa, como posts ou reels no Instagram ou um vídeo no TikTok. 



Aposte em conteúdos educacionais, que façam sentido com o seu produto e forma de atendimento, e que deixem as pessoas querendo mais, gerando a vontade de conhecer a sua loja, o seu atendimento e os seus produtos!



 



3- Supra uma necessidade



Agora que a pessoa já percebeu a importância de cuidar da sua saúde ocular e a necessidade de adquirir um novo produto, falta apenas que ele entre na sua loja e saia com um dos seus maravilhosos óculos. 



É nesse momento em que você vende o seu peixe! Mostre, por meio das redes sociais principalmente (e outras publicidades que façam sentido para o seu negócio, como rádios, jornais, televisão, etc), que você tem o produto ideal para suprir aquela necessidade! Evoque também outros aspectos sobre bem-estar, beleza, tendências e tecnologia, que serão geradas e passadas pela experiência de ter o seu produto. Seja criativo!



Estes passos não são lineares e podem ser necessários repetidamente em diferentes momentos da sua jornada, podendo ainda serem combinados entre si. O que importa é saber o que é a sua empresa e como ela pode atender a necessidade e os desejos do seu cliente! Experimente, perca a vergonha, crie conteúdos interativos e diversificados, explore o seu nicho e venda muito mais!



Neste passo, também é importante, que você tenha sempre lançamentos dentro da sua loja, a fim de que, tanto seu vendedor, como o seu cliente, tenham a percepção de que a sua empresa está atualizada e pensando em ter as melhores opções para cada pessoa que entrar na sua loja. Lembre-se que a Difaty tem lançamentos mensais exatamente para você conseguir vender mais na sua ótica e ter diversos modelos à disposição!