<!-- 5 passos de como fazer networking na sua ótica -->
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5 passos de como fazer networking na sua ótica

5 passos de como fazer networking na sua ótica

Primeiramente vamos a definição de networking, para que todo mundo entenda e use cada dia mais essa poderosa ferramenta, muitas vezes esquecida por nós empresários.



Networking é o compartilhamento de informações ou serviços entre pessoas, empresas ou grupos, com o objetivo de construir uma rede de contatos sólida que sejam capazes de gerar novos negócios.



 



Mas o que isso tem a ver com a minha ótica?



 



Você tem certeza que o vizinho da sua porta de casa sabe com o que você trabalhava? Agora pensa em quantas pessoas ainda não sabem do seu negócio, e quanto aos nossos colaboradores, quantos vizinhos deles, ou até parentes não sabem com o que eles trabalham?



Muitas vezes nos descabelamos pensando onde iremos encontrar novos clientes para movimentar o faturamento da nossa ótica, mas esquecemos do básico, ou seja, dos “vizinhos”, e nisso entram as pessoas próximas, que nos relacionamos no dia a dia, no supermercado, na escola dos filhos, nos grupos de amigos. Quantos ainda não sabem da nossa loja?



Vamos então ao passo a passo de como melhorar nossa rede de networking e conseguir novos e bons clientes.



 




  1. Pegue seu celular, abra a lista de contatos, se eu estiver certa, acredito que essa lista tenha em torno de uns 2 mil números, quantos desses ainda não sabem da sua loja? Comece enviando uma mensagem simples contando com o que você trabalha, e dizendo que se algum dia precisar de óculos, vocês estão à disposição. Não se esqueça de manter uma frequência de contato com essas pessoas, ok?

  2. Use suas mídias sociais particulares para contar mais sobre o seu dia a dia no trabalho, poste sobre os óculos, sobre alguma lente específica, se posicione como referência no ramo ótico, quantos dos teus amigos virtuais também não sabem da sua ótica?

  3. Participe de eventos na sua cidade, leve o nome da sua ótica para fora do segmento ótico, faça parcerias com outras lojas para que os clientes deles conheçam vocês, e consequentemente os seus clientes os conheçam.

  4. Marque atividades com amigos, assim é mais fácil deles te escutarem e lembrarem da tua ótica, inclusive fale para o dono do restaurante qual é o seu negócio.

  5. Esteja sempre disposto a ajudar pois networking deve ser de troca genuína, colaboração e também aprendizado para ambos os lados. Não basta somente o outro te oferecer oportunidades, antes de tudo você precisa se doar, para quem sabe, algum dia receber algo em troca. Existe aquele ditado, é dando que recebemos, e ele faz muito sentido nesse processo de networking.



 



E aí, gostou das dicas?



Espero que ajude a melhorar o faturamento da sua ótica, acredite, essa rede pode ser muito mais poderosa do que você pensa.



 



Abraços



 



Jéssica Rosa